terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vistoria da UESB no Polo UAB Pintadas




   Aconteceu no dia 30 de Julho de 2010, a vistoria da Escola Municipal Profª Zilda Dias da Silva que sediará o Polo da UAB no município de Pintadas - Ba. O evento aconteceu com o representante Prof. Paulo, Coordenador da UAB na UESB, a Coordenadora da UAB em Pintadas Iamara Andrade, e equipe do Polo. 

A UAB Bahia no Congresso da ABED




 No dia 31 de Agosto ao dia 03 de Setembro de 2010 estará acontecendo em Foz do Iguaçu - Paraná o 16º Congresso Internacional de Educação a Distâcia da ABED. 04 Vagas foram disponibilizadas para a UAB Bahia atraves do IAT - Instituto Anísio Teixeira - Essa seleção foi feita através de um sorteio. Os Coordenadores contemplados foram:

  Margarete - Coordenadora do Polo do IAT
  Iamara - Coordenadora do Polo de Pintadas
  Edjane - Coordenadora do Polo de Paulo Afonso
  Soraia - Coordenadora do Polo de Vitória da Conquista


Informações complementares e sobre a programação no link abaixo:

http://www.abed.org.br/congresso2010/abed.asp

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vistoria da UNIVASF no POLO UAB PINTADAS



 
 Aconteceu, no dia 12 de Agosto de 2010, a vistoria da Escola Municipal Profª Zilda Dias da Silva que sediará o POLO da UAB no município de Pintadas - Ba. O evento aconteceu com os representantes Prof. João Sedraz - Coordenador UAB  na UNIVASF -  e  o Prof. Deranor - Pró-Reitor de Extensão na UNIVASF  -  o Prefeito do Município Valcyr Rios, a Coordenadora da UAB em Pintadas Iamara Andrade, o Assessor Pedagógico do Município Tony Sampaio, o Secretário de Educação de Pintadas Carlos Alberto. Durante a vistoria, foi realizado também  uma mostra do município e alguns dos seus projetos, cada um com seus representantes. O SICOOB representado por Odiley Oliveira  e Roberval Rios, a REDE por Nereide Segala e a UAB, pela Coordenadora de Polo Iamara Andrade. Nesse encontro, aconteceu uma entrevista com os representantes da UNIVASF na rádio de Pintadas, falando da importância, do compromisso, da credibilidade , e da vontade de que o Polo UAB Pintadas possa fazer parte da FAMÍLIA UNIVASF.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

II FÓRUM DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA DO TERRITÓRIO DA BACIA DO JACUÍPE



 
   Acontecerá, nos dias 27 e 28 de agosto de 2010, o II Fórum de Educação Contextualizada do Território da Bacia do Jacuípe com o foco nas discursões sobre Educação do Campo e Formação de Professores no Território da Bacia do Jacuípe, que terá na mesa representantes das Universidades UNIVASF, UEFS e o POLO UAB PINTADAS e Educação do Campo e Desenvolvimento Rural Sustentável com participação dos representantes da Equipe Pedagógica do IRPAA , RESAB / UNEB e Assessoria Pedagógica - Pintadas.

 

Link do Folder do II Forum de Educação Contextualização

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Congresso Internacional de Educação a Distância

   Acontecerá, de 20 à 22 de outubro de 2010, em Pelotas (RS), o 1º Congresso Internacional de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas (1º CIED/UFPel) que tem o objetivo de refletir sobre os desafios metodológicos da Educação a Distância (EAD) no ensino superior. O evento propõe o debate sobre experiências em instituições públicas e privadas, do Brasil e do exterior, a fim de enfocar as inovações científicas e tecnológicas em EAD e elucidar aspectos das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino. A proposta agrega a participação de professores, pesquisadores e estudantes em um encontro científico de caráter interdisciplinar, possibilitando a apresentação de trabalhos e o relato de experiências e práticas pedagógicas. Organizado para ser ambiente de divulgação internacional das produções sobre Educação a Distância, o 1º CIED/UFPel proporciona a interlocução entre pares de diferentes países. Isso contribui para o intercâmbio intelectual com pesquisadores renomados de outras localidades, no sentido do enriquecimento mútuo das produções em seus locais de origem e da troca de opiniões sobre encaminhamentos e inovações que podem auxiliar nas pesquisas científicas. Também possibilita a articulação de projetos colaborativos com instituições nacionais e internacionais. Destaca-se, ainda, a contribuição para a formação continuada de um número expressivo de profissionais e alunos da EAD, os quais serão multiplicadores de uma educação a distância de qualidade e participarão da construção e da consolidação de redes formais e informais voltadas ao desenvolvimento dessa modalidade de ensino.




Nereide Segala de Pintadas foi convidada a relacionar na ONU sobre projetos de agricultura que envolvem mulheres

*Foi realizado entre segunda e sexta-feira , 28 de Junho a 02 Julho de 2010  em Nova Iorque / Estados Unidos, a reunião do Segmento de Alto Nível do Ecosoc, Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.





  ''Ministros e altos funcionários de 30 países se reuniram na última semana de junho em Nova Iorque para o Seguimento de Alto Nível do ECOSOC (Conselho Econômico e Social das Nações Unidas) refletindo sobre o seguinte assunto: "Do dialogo a ação: Fortalecimento da Mulher Rural na agricultura". O dato interessante é que entre os relatores tinha também Nereide Segala, mulher de Pintadas-Ba, Presidente da cooperativa Ser do Sertão e Gestora do Projeto Pintadas Solar. Como é que uma mulher de Pintadas foi convidada a falar na ONU? É o fruto de um lento mas profundo trabalho feito de contato e de vontade de melhorar as condições de vida do homem e, sobretudo, da mulher que vive no campo em um contexto, como é aquele de Pintadas, feito de grande períodos de estiagem. Vontade de mudar, então, que se transformou ao longo dos anos na busca constante de contatos e parceria para que o sonho de convivência do semi-árido pudesse virar realidade. E assim nasceram os contatos com REDEH, entidade fundada em 1990, presente em Pintadas desde o 2001, cujo objetivo é fortalecer os conceitos e praticas que estimulem a eqüidade de gênero, raça e etnia em políticas publicas desenvolvidas especialmente nas áreas de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Educação e Meio Ambiente. Além de REDEH outra parceria importante construída nestes anos é a GROOTS INTERNACIONAL, entidade que tem como objetivo de dar voz as mulheres. GROOTS coopera como uma rede que liga as lideres e grupos de pobres urbanos e áreas rurais do Sul e do Norte. Graças e estes contatos e ao trabalho realizado nestes anos que se deu vida a uma serie importante de atividade entre elas o Adapta Sertão, proposta concreta e eficácia de convivência com o semi-árido. São estes os motivos que levaram a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) a indicar Nereide Segala para discursar na ONU e expressar a voz da mulher no desenvolvimento agriculo das áreas em dificuldade. O objetivo deste encontro foi criar uma entidade que defenda as mulheres em todos os contextos dentro da ONU, também porque geralmente a voz da mulher, sobre problemas ligados a agricultura, não são muito escutadas''.
 
 Por Pe Paolo Cugini


  
Discurso na integra da Agricultora Nereide Segala




terça-feira, 3 de agosto de 2010

PROJETOR PROINFO

                                            
   O projeto Projetor Proinfo – ainda na sua fase piloto - reúne em um único equipamento projeção, computador e acesso à internet. É especialmente voltado para uso em escolas públicas, e foi desenvolvido no Brasil. Na Bahia, somente 4 foram disponibilizados até o momento e indicados para as escolas estaduais e municipais. Pintadas foi contemplada com 2 desses, sendo um uma indicação da Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação para a Escola Municipal Professora Zilda Dias da Silva ( escola sede do Polo presencial da UAB em Pintadas) e o outro indicado pelo IAT – Instituto Anísio Teixeira para o Colégio Estadual Normal de Pintadas.