terça-feira, 27 de abril de 2010

II SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC'S) E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM 26 de Abril de 2010

 

 O avanço das Tecnologias e da Comunicação (TIC) tem permitido a estabilização de um cenário mundial que se caracteriza de situações internacionais em quantidade e agilidade cada vez ,maior.
Embora o percentual que não tem acesso aos benefícios possibilitados pelo avanço das (TIC) ainda não seja o almejado, crescer a concepção d que se trata de um direito a ser reivindicado e adquirido pela sociedade brasileira.

Nesse cenário, a Educação a Distância (EAD) tem ganhado evidência na Bahia e gerado reflexões expressivas a respeito das formas de ensinar e aprender, da democratização e acessibilidade ao ensino superior, da produção colaborativa de conhecimentos, da função de docentes, entre outros desafios que as universidades públicas vêm enfrentando.

A Educação a Distância é uma modalidade de aprendizagem em que a comunidade é dialogada, e a construção de conhecimentos pode acontecer com a participação de pessoas em locais e tempos distintos. Para tanto, são necessárias tecnologias cada vez mais elaboradas, visando atender às necessidades de uma pedagogia que se desenvolve por meio de inovadoras relações interativas de ensino de aprendizagem.

Este seminário tem como objetivo principal contribuir, para a discussão de uma política de educação a distância, no âmbito da UEFS, no sentido de gerar uma inserção cidadã pautada nas tecnologias de informação e da comunicação.

Além disso, pretende-se traçar um panorama da Universidade Aberta do Brasil - UAB que tem desafios direcionados à educação, proporcionando condições para que todos tenham acesso aos instrumentos de produção de conhecimento, tendo em vista não unicamente a concorrência do mercado profissional, mas uma formação para a cidadania e uma iniciativa multiplicadora da formação de educadores, voltada À transfomação da sociedade na qual vivemos.

UAB



O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação em 2005 com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior e tem como prioridade a formação de professores para a educação Básica. A UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros através da metodologia da educação a distância. Na Bahia, a UAB está sendo viabilizada através da articulação do Consórcio das Universidades Públicas da Bahia: UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFRB, UNIVASF, IFBA e UFBA.